Apresentação da Organização

A CERCIFAF foi criada em 25 de outubro de 1978, como Cooperativa de Educação e Reabilitação de Crianças Inadaptadas de Fafe, CRL, graças ao voluntarismo e entusiasmo do Padre João Baptista Alves da Mota, Pároco da freguesia de Antime e da Comissão Paroquial de Ação Social da mesma freguesia, a que se juntaram outros fafenses sensibilizados para as questões sociais, que se uniram e, em conjunto, procuraram encontrar uma alternativa válida para que as crianças deficientes pudessem frequentar uma “escola privada” pois na “escola pública” não havia lugar para as receber.

A Sede provisória ficou instalada na casa do “Major do Ribeiro”, sita na freguesia de Antime”, e em 1984, verifica-se a mudança de Sede para as instalações onde hoje se encontra.

Em 1987 é considerada Instituição de Utilidade Pública.

Em 1998, por força da alteração do Código Cooperativo, passa a ser, juridicamente, uma Cooperativa de Solidariedade Social, para mais tarde, em maio de 1999, ser equiparada a Instituição Particular de Solidariedade Social.

 

Nesta apresentação apenas foram evidenciados os traços gerais da história da CERCIFAF, para conhecer melhor esta organização não deixe de consultar o nosso menu [Memórias].

| Página optimizada para uma resolução de 1360x768 ou superior. | Google Chrome v.22 ou superior. | Webmaster roger@cercifaf.pt |