Concurso “Natal Com Árvore Ambiental”

Foto

No dia 15 de março de 2013, um grupo de clientes do Centro de Atividades Ocupacionais da CERCIFAF (polo de Fornelos) participou no encontro promovido pelo Parque Nacional do Alvão (PNAlvão) que teve lugar no Centro Escolar de Mondim de Basto - Oeste. Este evento surgiu no seguimento do concurso “Natal Com Árvore Ambiental” promovido pelo PNAlvão em dezembro de 2012, no qual a CERCIFAF, através do CAO, participou com uma “árvore de natal” construída com rolhas de cortiça.

A ideia para apresentarmos este tipo de trabalho, veio da observação de que, na quadra natalícia, as áreas de pinhal são devastadas à procura de uma árvore de Natal bonita.

Assim, no âmbito do projeto de Educação Ambiental “Vamos Descobrir o Alvão” este concurso pretendeu a criação de “árvores de natal” com recurso a materiais reaproveitáveis, conciliando a mensagem da conservação das áreas de pinhal e a promoção da natureza com o desenvolvimento da criatividade dos participantes.

Foto Foto

Na primeira parte do encontro as instituições contribuíram com variadas apresentações (danças, poemas, números de expressão corporal) alusivas à preservação e conservação da natureza. O nosso grupo apresentou um poema intitulado “Preservar a Natureza” que foi declamado pelos jovens Bruno e Vítor e ilustrado com cartazes criados nas nossas instalações e apresentados pelos seus colegas Conceição, Mariana, Augusto e Samuel.

A sessão terminou com a entrega dos certificados de participação no concurso e dos prémios relativos aos quatro primeiros selecionados, tendo a nossa árvore sido classificada com o segundo lugar. Para a nossa Instituição trouxemos para além do troféu, um livro e um azevinho árvore protegida que foi solenemente plantada nos jardins do CAO em Fornelos, junto da Primeira Pedra do edifício.

Ivone Cunha

Arquivo CAO

| Página optimizada para uma resolução de 1360x768 ou superior. | Google Chrome v.22 ou superior. | Webmaster roger@cercifaf.pt |