Marcha “Penedo de S. João” - Caldas de Aregos

Foto

Organizada pela Secção de Montanha do Académico Clube do Porto, teve lugar no dia 14-09-2013, a Marcha “Penedo de S. João”, na qual participou o Grupo de Pedestrianismo “Os Apanha Pedrinhas”, da CERCIFAF. O Penedo de S. João é considerado o ex-líbris da freguesia de Freigil, concelho de Resende. A vista a partir deste local “abrange léguas de horizonte”, como referiu Eça de Queiroz, acrescentando que “tudo há naquele bendito monte”.

Nesta marcha o Grupo “Apanha Pedrinhas” participou com sete utentes e dois técnicos que pernoitaram, na noite anterior, nas instalações do Centro de Atividades Ocupacionais, delegação de Resende, cedidas pela Associação de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente do Agrupamento de Concelhos do Vale Douro Sul - PORTAS P’RÀ VIDA.

A chegada ao ponto de encontro, em Caldas de Aregos, possibilitou o primeiro contacto com “velhos” conhecidos, companheiros de muitas jornadas, que sempre recebem com muito carinho e amizade os jovens e técnicos da nossa Instituição.

Transportados de autocarro até ao "Penedo de S. João", aí teve início a marcha com uma distância de 8 km, que haveria de levar os caminheiros de volta à freguesia de Caldas de Aregos.

Esta marcha proporcionou ao longo de todo o percurso, vistas lindíssimas sobre o Douro. Passando por aldeias, casas, quintas e, citando de novo Eça de Queiroz, “vales lindíssimos, carvalheiras e soutos de castanheiros seculares, quedas de água, pomares e flores”. E esta é também estas umas das principais razões que tanto encantam os nossos caminheiros, ou seja, o contacto com a natureza, para além do convívio e da atividade “desportiva”.

Chegando ao fim do percurso, era hora de comer o farnel… E por fim hora de despedidas e de regresso a Fafe.

Fátima Ribeiro / João Soares

 

Reporte Fotográfico

 

Foto   Foto
Foto   Foto
Foto   Foto

Arquivo CAO

| Página optimizada para uma resolução de 1360x768 ou superior. | Google Chrome v.22 ou superior. | Webmaster roger@cercifaf.pt |