Visita a Cabeceiras de Basto

Clicar para fazer zoom

Por convite do Município de Cabeceiras de Basto, integrado num programa de visitas direcionada para estabelecimentos de ensino e outras instituições, os utentes do Centro de Atividades Ocupacionais (CAO) visitaram nos dias 19 e 27 diversos equipamentos existentes no concelho.

Do leque variado de atividades que tínhamos à nossa disposição, os utentes do CAO iniciaram a visita pelo Centro Hípico, onde puderam privar com os equídeos, observando o local onde dormem, a sua limpeza e, para os que quiseram experimentar, foi possível montarem a cavalo no picadeiro coberto. Seguiu-se a Escola de Trânsito que proporcionou uma experiência divertida, pois, de forma lúdica os utentes puderam conduzir carros, com a finalidade de cumprir regras básicas de segurança e sinalética. A experiência foi bem acolhida e gratificante por todos os participantes.

Depois da visita ao Centro de Educação Ambiental, num passeio descontraído ao ar livre, os visitantes tiveram a oportunidade de observar a diversidade de animais aí residentes, sucedendo-se de imediato o almoço convívio no Parque de Merendas.

O Museu das Terras de Basto, situado na antiga Estação Ferroviária do Arco de Baúlhe, foi uma surpresa muito agradável para todos, tendo sido possível ver e entrar nas automotoras que antigamente (entre 1949 e 2008) circularam entre a Estação de Livração (linha do Douro) e Arco de Baúlhe.

Finalmente, e para terminar estes dias em animada cavaqueira, a viagem no Comboio Turístico permitiu a todos passear para, não só conhecer melhor a vila de Cabeceiras de Basto, como, e de uma forma espontânea, interagir alegremente com os transeuntes que correspondiam com acenos de mão e sorrisos.

Por condicionamentos relacionados com disponibilidade horária ficaram por visitar o Mosteiro de S. Miguel de Refojos e a casa do Tempo. Ficará para próxima oportunidade.

Em conclusão poderá dizer-se que se tratou de novas e diferentes vivências, animação e partilha, pelo que agradecemos ao Município cabeceirense o convite que nos dirigiu.

Maria Joaquina Roque

 

Arquivo CAO

| Página optimizada para uma resolução de 1360x768 ou superior. | Google Chrome v.22 ou superior. | Webmaster roger@cercifaf.pt |