Blogues na Educação

O Centro de Competência da CERCIFAF orientou, no passado dia 26 de Abril, na Escola EB 2,3 de Arões, uma sessão de formação subordinada ao tema Blogues em Educação.

Trata-se de uma ferramenta bastante versátil pois podem ser disponibilizados vários tipos de conteúdos (imagens, factos, opiniões, etc.), com os quais os leitores têm a possibilidade de interagir. A diferença entre um blogue e uma página pessoal é a interactividade.

Outra vantagem dos blogues é que estes podem ser individuais, ou podem ser geridos por um grupo de pessoas com interesses comuns. O processo de criação de um blogue é bastante simples e rápido, pois qualquer pessoa que disponha de acesso à Internet, saiba ler, escrever e manipular um rato, um teclado e um browser pode ter o seu blogue sendo que, na maioria dos casos, estes serviços são gratuitos e oferecem todas as funcionalidades de que se precisa a um nível mais básico.

O enfoque da formação foi, obviamente, para o contexto escolar dado que os blogues podem ser utilizados pelos professores para motivar os alunos para as novas tecnologias, promovendo a multidisciplinaridade e a comunicação. Esta pode ser uma estratégia de ensino, possibilitando a criação de situações que desenvolvam, em sala de aula, o convívio e o gosto pela leitura e pela escrita.

Depois de analisados vários exemplos de blogues especialmente concebidos no âmbito do Ensino Básico, incluindo projectos como centros de recursos ou bibliotecas escolares, os docentes presentes puderam criar individualmente o seu blogue. No final, foi evidente entre todos uma certa surpresa pela facilidade com que se pode criar um blogue e o desejo de integrar esta tecnologia nos processos de ensinar e de aprender.

| Página optimizada para uma resolução de 1360x768 ou superior. | Google Chrome v.22 ou superior. | Webmaster roger@cercifaf.pt |