Intercâmbio com Espanha (Parte 1)

“Partilhar Vivências Unificando Culturas” foi o título escolhido para dar consistência a um Projecto de Intercâmbio Sócio-Cultural que decorreu entre os dias 19 a 26 de Outubro do ano em curso, na região de Valladolid, Espanha.

Foto

Nesta acção participaram quarenta e cinco alunos com idades compreendidas entre os catorze e os vinte e um anos, todos com Necessidades Educativas Especiais, pertencentes à CERCIFAF e ao Centro de Educação El Pino Asprona, em Valadollid. Este intercâmbio foi apoiado pelo Programa Juventude para a Europa, do Instituto Português da Juventude.

Das inúmeras actividades levadas a efeito, é de salientar a recepção oficial no Ayuntamento (Câmara Municipal) de Valladolid, durante a qual o Senhor Presidente não só agradeceu a presença da CERCIFAF como ainda demonstrou o seu contentamento pela visita. Realçou a importância destes intercâmbios e formulou votos para que se realizem com maior frequência.

Um outro aspecto que impressionou a comitiva fafense foi a presença da comunicação social. Os participantes no intercâmbio foram entrevistados em directo pela TVE e pela rádio Onda Cero. Também a comunicação escrita se fez representar através dos jornais “El Dia de Valladolid” e “Norte de Castilla”. Em comum, nestes contactos com a comunicação social, foi o interesse manifestado em conhecer o trabalho desenvolvido com estes alunos, objectivos do intercâmbio e actividades a desenvolver no decorrer do mesmo. Nas entrevistas participaram alunos e professores dos dois Centros, os quais tiveram a oportunidade de explicitar a importância desta acção.

Foto

Apesar de diferentes culturas, o trabalho no centro de Educação El Pino é similar ao da CERCIFAF. A diferença de idioma não introduziu barreiras na comunicação nem dificultou a integração dos alunos da CERCIFAF nas actividades organizadas pela entidade hospedeira.

Os jovens puderam fomentar novas amizades, usufruir de maior autonomia pessoal e adquirir conhecimentos sócio-culturais que muito irão contribuir para seu crescimento pessoal, social e cultural. No âmbito cultural efectuaram-se diversas visitas a lugares históricos situados na comunidade autonómica de Castilla-León.

Para além de alunos e professores (da CERCIFAF viajaram onze alunos e três professores), estiveram presentes outros técnicos bem como, pais, coordenador e directores do Centro.

Como foi afirmado pelos técnicos e alunos envolvidos, este tipo de projectos possibilita reunir pessoas oriundas de diversos meios e países e colocá-las a tratar de questões em diferentes perspectivas.Valorizou-se uma dinâmica que passou pela assunção de princípios de colaboração, partilha e de intercâmbios entre escolas, visando uma melhor prática pedagógica inter-cultural e relacional fomentadora dos grandes princípios da solidariedade entre jovens de toda a Europa, ultrapassando as barreiras impostas pelas fronteiras e idiomas.

As estratégias utilizadas em diferentes abordagens promoveram a participação activa dos jovens no sentido em que os mesmos venham a desempenhar um papel decisivo na determinação do seu futuro, na aquisição de novas competências e no reforço da autoconfiança para uma melhor cidadania.

Está previsto que os jovens espanhóis visitem Fafe no decorrer da próxima Primavera.

| Página optimizada para uma resolução de 1360x768 ou superior. | Google Chrome v.22 ou superior. | Webmaster roger@cercifaf.pt |