Alunos da CERCIFAF vencem Concurso Nacional pelo 4º ano consecutivo

Os alunos do CER – Centro de Educação e Reabilitação da CERCIFAF venceram na categoria Ensino Especial, a 4ª Edição do Concurso “A Minha Escola Adopta um Museu, um Palácio, um Monumento”.

Foto

Presidiu à cerimónia da entrega de prémios a Ministra da Educação, Maria de Lurdes Rodrigues, encontrando-se também presente a Secretária de Estado da Cultura, Maria Paula Santos. O evento decorreu no bonito e recuperado Museu José Malhoa, localizado nas Caldas da Rainha, no passado dia 18 de Maio, Dia Internacional dos Museus.

O concurso “A Minha escola adopta um museu, um palácio, um monumento”, tem como objectivo estimular o conhecimento da realidade museológica nacional, através do contacto das escolas com os museus e palácios que integram a Rede Portuguesa de Museus e ainda com os monumentos nacionais tutelados pelo Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico.
Este concurso resulta de uma iniciativa dos Ministérios da Educação e da Cultura, promovida pelo Instituto de Museus e da Conservação (IMC), Direcção Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular (DGIDC) do ME e este ano recebeu a colaboração do Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico (IGESPAR).

Foto Foto

A CERCIFAF fez-se representar neste acto por um elemento da Direcção, duas professoras e duas alunas. Na altura da entrega dos prémios a comitiva fafense ouviu os calorosos parabéns da Ministra da Educação, não só pelo prémio alcançado este ano como pelo facto de ter participado e vencido na sua categoria, todas as edições em que se realizou este concurso.

Foto

Participaram na 4ª edição mais de duzentas escolas (216) que envolveram mais de mil alunos.
O júri Nacional do Concurso foi presidido pela escritora Luísa Costa Gomes.

Foto

A Instituição fafense, que adoptou o Museu de Alberto Sampaio, situado na vizinha cidade de Guimarães, apresentou “A Virgem do Leite”, trabalho executado pelos alunos Américo Magalhães, Jennyfer Nogueira, Joana Barros, João Machado, Joel Cepa, Luís Gonçalves, Natália Gonçalves, André Nunes e Manuel Carvalho, coordenados pela Educadora de Infância Carolina Sousa que contou ainda com a colaboração de outros técnicos do CER.

Foto

Os trabalhos vencedores ficam expostos no Museu José Malhoa até ao dia 30 de Junho, seguindo depois em itinerância por vários museus situados em diferentes pontos do país.