CERCIFAF adopta um Museu

O CER - Centro de Educação e Reabilitação da CERCIFAF, participou no concurso Nacional A minha Escola adopta um Museu, promovido pelos Ministérios da Cultura e da Educação, através do IPM - Instituto Português de Museus e da DGIDC - Direcção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular, do Ministério da Educação.

Foto

O Museu Alberto Sampaio, foi adoptado pela CERCIFAF, por diferentes razões entre as quais se destaca não só a qualidade dos materiais expostos como ainda a simpatia e atenção que os técnicos deste Museu dispensam a alunos e técnicos.

Este concurso teve como principal objectivo estimular o conhecimento da realidade museológica nacional, através do contacto com museus e consequentemente a sensibilização para a conservação, protecção e valorização do património cultural. O trabalho consistiu na execução de cinco Loudeis do rei D. João I, no domínio das artes visuais, por um grupo de seis alunos que obtiveram uma Menção Honrosa no 1º categoria do 1º ciclo.

Também foi apresentada uma memória descritiva sobre o trabalho realizado, na qual foram descritos os conteúdos curriculares e as fases mais significativas sobre a metodologia utilizada. O júri nacional de avaliação foi constituído por especialistas da DGIDE e do IPM.

A cerimónia de entrega dos prémios que teve lugar no dia 18/05/2006, no Museu Nacional Soares dos Reis, na cidade do Porto, pelas 11:30 horas, contou com presença do Secretário de Estado da Cultura. Este membro do Governo, depois de felicitar todos os premiados, realçou a pertinência da continuidade da participação neste tipo de actividade porque, disse, “é de primordial importância para o incremento da qualidade na relação entre escolas/museus bem como promove o desenvolvimento de metodologias inovadoras e de trabalho continuado”. O prémio consistiu na oferta de um livre-trânsito a cada aluno do grupo e professores responsáveis. O livre-trânsito, que tem a validade de dois anos, permite que os seus titulares e ainda familiares possam visitar gratuitamente os Museus nacionais. Aos alunos assim como aos professores e também às escolas foram oferecidos livros e materiais didácticos.

De salientar a gentileza dos responsáveis do Museu Alberto Sampaio, de Guimarães, que ofereceram o almoço aos alunos, professores e dirigente da CERCIFAF, no que foram acompanhados pela Dr.ª Rosa Maria, Técnica Superior deste Museu. Este projecto contribuiu, mais uma vez, para aquisição de experiências estéticas em diferentes dimensões do conhecimento, a nível cognitivo, emotivo, perceptivo e comunicacional, possibilitando desta forma a apreensão artística.

| Página optimizada para uma resolução de 1360x768 ou superior. | Google Chrome v.22 ou superior. | Webmaster roger@cercifaf.pt |