Concurso Nacional Escola Alerta

O CER – Centro de Educação e Reabilitação da CERCIFAF, obteve uma Menção Honrosa, na categoria 1 (1º e 2º Ciclos do Ensino Básico), fase distrital, no Concurso Nacional Escola Alerta, promovido pelo Secretariado Nacional de Reabilitação e Integração de Pessoas com Deficiência, com o apoio dos Ministérios da Educação e do Trabalho e Segurança Social e ainda a colaboração dos Governos Civis / Regiões Autónomas.

Foto

O concurso Escola Alerta tem como objectivos “sensibilizar e mobilizar os alunos para a participação da discriminação de que são alvos as pessoas com deficiência, através da eliminação das barreiras sociais, da comunicação, urbanísticas e arquitectónicas que dificultam ou impedem a acessibilidade e o pleno gozo da cidadania e, consequentemente, o exercício dos seus direitos”; “sensibilizar os alunos para os direitos humanos e igualdade de oportunidades, em particular das pessoas com deficiência” e “promover a participação das escolas e da comunidade na construção de uma Sociedade para Todos”.

O trabalho apresentado a concurso, com o tema “Barreiras Sociais e Culturais – Um Desafio a Vencer”, constava de uma apresentação em vídeo no qual as pessoas com deficiência levantavam um conjunto de situações que se relacionavam com os deveres e os direitos universais e específicos dos cidadãos em geral e das pessoas com deficiência em particular. Este vídeo foi mostrado a alunos das escolas do 1.º ao 3.º Ciclos dos Ensinos Básico, seguido de debate. Neste, participavam alunos e professores das escolas regulares e da CERCIFAF. Foi interessante observar os “medos”, “estigmas” e outras manifestações que demonstravam desconhecimento relativamente aos alunos do CER, no que se refere às suas capacidades e comportamentos. Sentimos que todo o trabalho realizado com os alunos dos Agrupamentos de Escolas do Concelho de Fafe foi muito produtivo, como bem o demonstra o facto de mil setecentas pessoas, entre alunos, professores e funcionários, terem assinado a Carta de Compromisso, cujo texto poderá ser adiante consultado.

Apurados os vencedores a nível distrital, o Governo Civil de Braga organizou uma cerimónia para entrega dos prémios, que decorreu no Palácio dos Falcões, presidida pelo Senhor Dr. Fernando Moniz, Governador Civil de Braga e onde estiveram presentes representantes do Centro Educativo de Braga e do Júri distrital. Na entrega dos prémios o Senhor Governador Civil teve palavras de felicitações para os alunos e professores vencedores, elogiou os trabalhos apresentados e incentivou os presentes a continuarem a participar neste concurso. Disse ainda que iria fazer esforços no sentido de divulgar os trabalhos premiados como forma de motivar outras escolas e outros alunos a participarem nesta iniciativa.

| Página optimizada para uma resolução de 1360x768 ou superior. | Google Chrome v.22 ou superior. | Webmaster roger@cercifaf.pt |