GTCDI apresenta Quiosque Virtual

Inserido no Programa Comemorativo do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, teve lugar na Biblioteca Municipal de Fafe, no dia 03 de Dezembro, a Sessão Pública de apresentação do Quiosque Virtual - Caminhos para a Inclusão, presidida pelo Presidente da Câmara Municipal de Fafe, Dr. José Ribeiro, e que teve como principal finalidade dar a conhecer uma página na Internet que reúne grande parte das organizações do concelho de Fafe numa rede de apoio virtual. Esta iniciativa foi da responsabilidade do Grupo de Trabalho Concelhio para as Deficiências e Incapacidades (GTCDI) de que fazem parte a Câmara Municipal de Fafe, CERCIFAF e Santa Casa da Misericórdia de Fafe. 

Site

O Quiosque Virtual surge, como afirmou um representante do GTCDI, “da necessidade das pessoas com Necessidades Especiais (NE), sejam eles de carácter temporário ou permanente, acederem a um bem tão precioso como é a informação”. Partindo da constatação de que o acesso às TIC - Tecnologias de Informação e de Comunicação por parte das pessoas com NE, ainda hoje apresenta muitas dificuldades, pese o facto de já terem sido resolvidos muitos problemas que inibiam ou dificultavam o acesso à utilização da Internet, a verdade é que, diz o GTCDI, “ainda existem muitas barreiras que importa remover (…) considerando que a ignorância não promove a cidadania nem contribui para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos com NE”.

E este foi o escopo fundamental que levou o Grupo de Trabalho Concelhio para as Deficiências e Incapacidades, a criar a página na Internet www.gtcdi-fafe.org que foi apresentada e que recebeu a colaboração do Centro de Competências da CERCIFAF. A ideia do Quiosque Virtual assenta num princípio simples, ou seja, pessoas com NE que contactam uma entidade/organização deverá receber nessa organização toda a informação de que necessita para resolver a sua situação, não precisando de andar de um lado para o outro à procura de informação em diferentes locais.
Pretende-se, por esta via, encurtar os caminhos para a inclusão, disponibilizando-se informação privilegiada e personalizada facilitadora das respostas das entidades/organizações que poderão vir a resolver e/ou minimizar problemas em diferentes áreas de intervenção, nomeadamente: Educação; Saúde; Habitação/Alojamento; Formação Profissional/Emprego; Justiça; Acessibilidade; Ajudas Técnicas; Desporto; Igualdade de Oportunidades, etc.

| Página optimizada para uma resolução de 1360x768 ou superior. | Google Chrome v.22 ou superior. | Webmaster roger@cercifaf.pt |