A CERCIFAF foi convidada a participar na edição deste ano do Rock in Rio Lisboa, que assinalou 10 anos de existência. Ao longo deste período, muitos foram os projetos apoiados, sendo que fomos uma das instituições a quem foi atribuída uma sala de trabalho sensorial (Snoezelen).
No dia 31 de Maio, um grupo de 6 clientes e de 3 técnicos rumou bem cedo à capital, entusiasmados com esta participação. A CERCI Lisboa foi o local de encontro para as diversas instituições, sendo que nos recebeu com muita simpatia e forneceu dormida e refeições.
A FENACERCI distribuiu t-shirts e os lanches por todos os participantes e, pelas 16h00, rumamos ao Parque da Bela Vista para entrarmos no recinto. Desfrutamos do espaço, percorrendo a oferta de atividades disponíveis e tiramos uma fotografia de grande grupo para assinalar a solidariedade com que o festival tem pautado no decurso da sua existência.
Após as 18h30 ficamos “por nossa conta” tendo usufruído do festival até terminar o último concerto. Continuamos a participar nas atividades de patrocinadores e de recreação e lazer, assistimos a um espetáculo no palco EDP e a dois concertos no palco Mundo.
A Rafaela foi galardoada com o título de Melhor “Caça ao Brinde” pelo grupo, tendo sido uma das jovens mais entusiastas a percorrer as barraquinhas, a participar nos desafios, com a obtenção do brinde final em mente. O André, por sua vez, foi o grande animador do grupo, mostrando-se bastante conhecedor de todas as músicas que tocavam, cantando e dinamizando os colegas, contribuindo para um dia soberbo em termos de experiências únicas que ficarão para a história de cada cliente. Todos os jovens mostraram um grande à vontade com esta experiência nova, contribuindo de igual forma para o bem-estar geral do grupo.
Exaustos pelo acumular da grande viagem que fizemos, das atividades motoras em que participamos, do avançar do dia, recolhemos às instalações da CERCI Lisboa para dormirmos umas poucas horas porque, curiosamente, todos os jovens acordaram bem cedo para se prepararem e visitarem o Parque nas Nações no domingo de manhã.
Após o almoço regressamos a Fafe, cheios de energia mas ainda atordoados com a oportunidade fantástica que nos foi possibilitada viver.
Torna-se muito importante para nós efetuar um agradecimento muito especial ao ROCK In Rio, quer pelo convite como também pela sala que nos ofereceu há uns anos; à CERCI Lisboa pelo seu bem receber (sobretudo na pessoa da presidente da instituição); à FENACERCI (ali representada pela funcionária Águeda) pelo encaminhamento dado e disponibilidade e simpatia demonstrada para com todos e à direcção da CERCIFAF por ter feito tudo ao seu alcance para que pudéssemos representar a nossa instituição.
Por ser de toda a justiça gostaria de divulga os apoios a causas sociais oferecidos pela organização RocK In Rio ao longo dos últimos dez anos, cuja magnitude desconhecíamos:
- 2,8 milhões de euros investidos;
- 118 000 árvores plantadas;
- 50 976 pessoas beneficiadas anualmente;
- 760 painéis solares instalados em escolas;
- 14 salas sensoriais (CERCIS e ACAPO);
- 605 bolsas de estudo na área da música;
- 37 000 sandes e 570 refeições doadas;
- 1 escola na Tanzânia;
- 1 centro de saúde no Maranhão (Brasil);
- 2 carrinhas adaptadas para a prática de vela adaptada;
- 2 incubadoras para a maternidade do Hospital Maria Pia;
- 1 milhão de euros economizados no consumo de água e eletricidade em escolas de todo o país;
- 872 toneladas recolhidas de resíduos de equipamentos elétricos e eletrónicos.
É OBRA!
Olga Alves
Reporte Fotográfico
| Página optimizada para uma resolução de 1360x768 ou superior. | Google Chrome v.22 ou superior. | Webmaster roger@cercifaf.pt |